{RESENHA} As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

abril 09, 2017


Quando passamos por momentos difíceis na vida gostamos de desabafar, seja com alguém ou na forma de escrita para você mesmo, ou para alguma pessoa. E é assim que Charlie decide fazer, ele escreve cartas sobre a vida dele, os pensamentos dele, ele simplesmente desabafa nessas cartas, o que eu ainda tenho dúvidas se era para alguém avulso ou se não era para ninguém, prefiro pensar que seja para nós leitores. Então o livro todo é constituído por essas cartas, algo que eu amei muito, achei diferente.

É um livro que retrata um assunto muito delicado para a maioria, a depressão, e o livro inteiro você fica com vontade de chegar e ficar abraçada com Charlie quando ele fala que tem vontade de chorar. A visão dele sobre os momentos felizes, tristes, sobre tudo, é um ponto de vista de alguém depressivo, e no final do livro fica bem claro o quanto ele é perturbado.

"Eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso."


E não posso esquecer-me de Sam e Patrick, os dois melhores amigos de Charlie, e um dos melhores personagens também, não tenho muito para falar deles, mas amo.
E é lindo ver também como cada personagem cresceu durante toda a história.
Uma leitura leve, rápida e ao mesmo tempo profunda, não tem como não se apaixonar por essa obra maravilhosa. Assim como sugiro o livro, sugiro o filme também. Não fica atrás em nada do livro, as atuações, o roteiro, a trilha sonora, tudo muito lindo. 

"… e naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."
Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autora: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Número de Páginas: 223
Ano de Publicação: 2007
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon | Submarino | Saraiva
Nota: 5,0 + 
Sinopse:   Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
 

Você também vai gostar:

2 comentários

  1. Sou apaixonada pelo filme, mas nunca assisti ao livro :/
    Essa última frase me deixa arrepiada, ela é cheia de significados pra mim e sempre que a escuto/leio me sinto melhor <3

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre.