{RESENHA} A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

agosto 14, 2018

A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros conta a história de Liesel Meminger e sua grande paixão pela leitura em plena Segunda Guerra Mundial.

Tudo teve início quando estava prestes a começar uma nova vida na rua Himmel, numa área pobre de Molching. Contudo na viagem de trem para o local seu irmão morre no colo da mãe, o rapaz que o enterrava deixou cair um livro chamado 'O manual do coveiro'. E esse foi o primeiro entre vários que Liesel roubaria ao longo do tempo.

"Está aí uma coisa que nunca saberei nem compreenderei - do que os humanos são capazes."

Liesel foi deixada aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa. Estes não foram tempos fáceis, e foi através da leitura que encontrou forças, ela tinha sede de conhecimento. Provando que a leitura sempre traz maravilhas a nossa vida.

Esse é um livro que estava parado na minha estante fazia séculos, já tinha visto a adaptação cinematográfica e amado, e fiquei com um pé atrás para ler a obra, porque muitos me falaram que gostaram mais do filme, e olha talvez eu seja uma dessas pessoas, mas só talvez.

A Menina que Roubava Livros

Eu gostei muito dos dois, entretanto em alguns momentos achei a leitura cansativa por ter uma escrita diferente, mas em outros fluiu bastante.

Vocês conhecem a história, seja o filme ou livro? Gostaram?
Capa A Menina que Roubava LivrosTítulo: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 478
Ano de Publicação: 2014
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon | Saraiva | Submarino
Nota: 4
,0⭐️'s
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente - a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. Essa obra, que ela ainda não sabe ler, é seu único vínculo com a família. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que a ensina a ler. Em tempos de livros incendiados, o gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. A vida na rua Himmel é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um jovem judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa desse duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.

Você também vai gostar:

14 comentários

  1. Tive a oportunidade de ler o livro mas não cheguei a concluir a leitura. Fiquei super curiosa pelo final

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que esse livro, mesmo lendo vários elogios sobre, não me atiçou a curiosidade. Mesmo sendo maçante em alguns pontos, como você disse, não sei se conseguiria ler. Então esse livro, não entra na lista. Também não vi o filme. Da mesma forma que o livro não me chamou a atenção, acontece o mesmo com o filme. Mas para o filme, tentarei dar uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Letícia.

    Eu tenho este livro aqui em casa e ainda não li porque quando comprei estava preste a lançar o filme e acabei só assistindo o filme. Mesmo sabendo que alguns trechos da leitura são cansativos, eu ainda tenho vontade de ler a versão literária. Vou adicionar na minha meta de leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ver esse livro na resenha, foi o primeiro livro que eu li na vida, me deu até uma nostalgia rs

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, eu tinha um e perdi na mudança (faz tempo já) e ainda não comprei outro para repor e começar a ler. Eu acho que é uma obra que pode me agradar bastante e gostei de ver a sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Oi Leti, esse infelizmente é um daqueles livros que abandonei e nunca mais consegui voltar a ler, tudo me soa muito maçante e cansativo, nem o filme consegui assistir, uma pena né? De qualquer forma, fico feliz que até certo ponto a experiência foi agradável para voce.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro, chorei muito (mais até do que assistindo o filme) mas acho que é uma leitura essencial. É triste mas é emocionante e tocante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    A leitura de "a menina que roubava livros" acaba tornando-se mais cansativa mesmo. Até entendo seu ponto de vista, pois eu também me senti assim em alguns pontos. PORÉM, é uma leitura extremamente bem narrada e maravilhosa. O filme mostra um pouquinho dessa beleza e que, por sinal, também me apaixonei.

    beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está na minha lista de leituras, por causa do sucesso danado na época não tinha como não ficar curiosa. Porém, li uma outra obra do autor e, assim como você achei a escrita dele um tanto arrastada. Talvez crie coragem e um dia possa ler rsrs

    ResponderExcluir
  10. Menina! Acredita que ainda não li esse livro? Ganhei no ano passado de presente, mas ainda não tive tempo de ler em função do trabalho e das parcerias do blog... Que pena que você achou a leitura um pouco arrastada, afinal, há tantos comentários positivos sobre esse livro que tenho até medo de me decepcionar por excesso de expectativas hahaha espero poder ler logo e tirar minhas conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. ola, tdo bem?
    Quero muito ler esse livro quero assistir ao filme tambem. Já comprei o livro quando eu tiinha se eu não me engano 11 anos ,mais tinha algumas palavras dificil que eu não compreendia naquela epoca por conta da idade então troquei ele mais quero ler
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lets!
    Tive a oportunidade de ler o livro logo quando lançou, eu estava começando a me tornar uma bookaholics e me lembro que o que me conquistou de cara, foi o fato da morte estar narrando a história! E depois disso esperei uma vida pelo filme! Amo essa história e ler sua resenha bateu uma nostalgia e uma vontade de reler.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde
    História fantástica, li o livro e assisti ao filme depois, não esperava tanto do enredo e me surpreendi bastante com a situação vivida por ela e sua família, não era nada fácil viver temendo por sua vida o tempo inteiro numa época e guerra, recomendo muito a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia!
    Eu amo esse livro! Adoro a maneira poética que o autor descreve a história e todas a perdas de Liesel, sempre me lembro de tudo com um apertinho no coração. Achei que o filme infelizmente não fez jus ao livro, uma pena.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre.