{RESENHA} Psicose - Robert Bloch

janeiro 09, 2018

Psicose

Em Psicose conhecemos Norman Bates um solteirão de quarenta anos que a vida gira em torno da sua Mãe, que é muito apegada a ele. Bates se dedica apenas a cuidar do motel da família, onde sofreu uma grande queda de clientes desde que uma nova rodovia foi criada. Mas uma hora ou outra chega um cliente para se hospedar no motel.

Mary Crane é uma funcionária exemplar, até que decide roupar quarenta mil dólares do seu chefe para quitar as dívidas que o seu noivo Sam, não que ela seja uma má pessoa, mas ela quer ter uma vida boa. E é quando estava indo para a cidade do noivo que ela desvia da rodovia principal e acaba se deparando com o Motel Bates, e com a forte chuva e muito tempo na estrada decide se hospedar no local. Mary não imagina que aquela noite vai mudar sua vida para sempre, ela mexeu com a mente dos Bates, de uma forma diferente.

“Deixo você doenteheinPois bem: acho que não. Não, garoto: não sou eu quem deixa você doente. É você mesmo.” Página 18.

Psicose

Lila depois de uma semana sem notícias da sua irmã decide ir atrás de Sam para saber se Mary está com ele, mas se surpreende ao saber que não. E então eles mais um detetive se juntam para refazer os passos de Mary e descobrir onde ela foi parar.

Psicose foi o único filme em preto e branco que já assisti na vida e amei, amo a série também ‘Bates Motel’, e só faltava o livro para ler e conhecer mais de Norman Bates, e amei também, deu para perceber que sou bem apaixonada na história né? Então indico muito para todos vocês esse suspense bem gostosinho, é uma leitura rápida, que pode levar apenas um dia. Indico o filme e série também.

Psicose

No livro vemos os motivos de Norman ter os comportamentos e pensamentos psicóticos, essa é a parte que mais amo na leitura, com ela temos essa maior oportunidade de entender o personagem e ver como a mente tem um grande poder em nós.

Vocês já ouviram falar do serial killer Ed Gain? Ele foi responsável por chocar a sociedade na época (1957) com as mortes que causou, foi então que Bloch teve a ideia de dar vida a Norman Bates.

Psicose
Capa PsicoseTítulo: Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: DarkSide Books
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2013
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon | Submarino 
Nota: 
5,0⭐️ + ❤️
Sinopse: O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop..

Você também vai gostar:

16 comentários

  1. Oiii! Eu amo as edições da editora, mas me dá tanto medo HAHAHA sou muito medrosa ><

    Mas adorei a resenha, interessante

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto este livro... meu sonho de consumo. Amo o filme, assim como me apaixonei pela série Bates Motel, espero que ame assim como você, porque pelo que vejo nas fotos a edição é um luxo, para deixar qualquer fã babando.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa sou apaixonada por livros desse gênero e eu acho incrivel ler sobre isso porque a mente do ser humano para mim é uma caixinha de surpresa e todos nós corremos o risco de estarmos perto de alguém assim né? Sonho de consumo esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tudo bom?
    Vou ser bem sincera contigo, faz pouco tempo que me entreguei a esse gênero, no começo tinha um certo receio, mas estou amando e fiquei tão interessada nesse, me pareceu aquele livro que na hora que acaba a gente faz bem assim:"Uallll".
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Ah, como não lembrar da cena icônica do banheiro?! Apesar de não ser muito fã desse tipo de literatura, Psicose foi um dos únicos livros do gênero que li e realmente gostei... Desnecessário dizer que também gostei bastante da série... Adorei a sua resenha! :D

    ~ Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante sua resenha, adorei. Vi o filme muito tempo atrás e fiquei intrigada. Comecei a ver a série e estou fascinada. Com certeza pretendo investir nesse livro agora em 2018. Parabéns pela leitura, resenha e indicação. Dica mais que aceita.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha.Quero muito ler este livro, a capa ta maravilhosa.
    Dark Side sempre arrasa.

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro em casa, agora só falta coragem para finalmente ler Psicose, né?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Sou uma pessoa muito medrosa, então esse livro não está na minha wishlist hahaha nem o filme nem a série eu assisti, embora já saiba o final rs
    mas adorei esse exemplar, parece ser bem caprichado.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Olha, não vou mentir. Só posso ler livros assim de dia ou não vou dormir a noite. Tentei acompanhar a série e algo nela não me pegou, mas eu não sabia que tinha livro. Agora eu fiquei mais animada em ler do que assistir! Obrigada pela dica, amei a resenha e o teu blog!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Conheci a história por causa da série (sinopse) e pelos blogs, mas não é um livro que me cativa, esse é muito mais a cara de uma amiga minha, por isso, vou passar o link para ela dar uma olhada na resenha, tenho certeza que vai amar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?!?! Adoro esse livro. A série eu nunca assisti, mas o filme antigo esse sim é uma obra de arte que merece ser apreciada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já assistir o filme original, mas ainda não pude ler o livro!
    Vou colocar na minha lista. Abraços!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu vejo muita gente falando que o livro é bom, mas confesso que tenho um certo receio de ler pois não é um gênero que curto, mas quem sabe eu saia da minha zona de conforto e leia um dia.
    Adorei saber a sua opinião a resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Sou apaixonada pelos livros da Darkside, principalmente do selo Dark Love. Fico feliz q vc tenha gostado da leitura e q tenha sido bem instigante pra ti,mas eu passo a dica, visto que eu não gosto muito do gênero Terror. Fixo apavorada demais e sou muito medrosa rsrs Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Ainda não li o livro, mas cada vez que vejo algo sobre ele fico com mais vontade ainda de ler hahha parece ser ótimo
    Adorei seu post, parabéns!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre.