{RESENHA} O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila

agosto 16, 2018

O Sorriso da Hiena

Esse livro nos deixa inquietos, nos leva a várias questões, um emaranhado de sentimentos. O Sorriso da Hiena é um romance policial narrado em terceira pessoa, com William de protagonista, ele é um psicólogo infantil que recebeu a oportunidade de realizar um estudo sobre a maldade humana.

A proposta foi feita por David, que tem um passado complicado, e planeja repeti com várias famílias o mesmo que aconteceu com a dele: assassinar os pais em frente às crianças. Dando a William a chance de acompanhar a vida dessas crianças para entender porque um trauma é responsável pela formação de caráter de uma pessoa.

Temos também o detetive Arthur, que é o responsável pelo caso. Arthur possui a Síndrome de Asperger, que afeta sua habilidade de comunicação e socialização, o que é engraçado já que ele precisa interrogar suspeitos, confrontar algumas pessoas. Ele não entende muito de sarcasmo, e acaba dando algumas tiradas, assim dando uma certa leveza a leitura.

A investigação em alguns momentos é bem lenta e você fica todo ansiosa com isso, pelo menos eu fiquei, e também tem muita reviravolta, e com tudo isso vem o final que é praticamente inevitável.

"O problema das pessoas é que elas só constroem muros do lado de fora. O mal consegue atravessar o concreto."

Eu me senti mal o livro praticamente todo, porque não acho que os fins devem justificar os meios nesse caso tratado na obra, e isso me deixou com um grande nó no peito, mas, todavia, adorei a leitura, terminei ela com grandes questões rondando minha cabeça, mas sei que é um livro para deixar dúvidas mesmo. 

Desde quando vi esse livro pela primeira vez fiquei encantada, doida para conhecer a história, e agora finalmente conheço. E acho que eu gostei ainda mais dela pela parte da psicologia, sou estudante de psicologia e essa parte das crianças que foi abordado é justamente um dos temas pelo qual mais me interesso.
Capa O Sorriso da HienaTítulo: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Número de Páginas: 266
Ano de Publicação: 2017
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Amazon | Saraiva | Submarino
Nota: 
5,0⭐️'s
Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.

Você também vai gostar:

3 comentários

  1. Oi Letícia, tudo bem?
    Queria ter conhecido o autor na bienal, mas perdi essa chance.
    AINDA Não li o livro e nem sei pq deixei passar tanto tempo hahah.
    Já li várias resenhas elogiando a obra e a sua voltou a despertar o meu interesse pela leitura. Amo o gênero e acredito que eu vá gostar da história tbm

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi! Simplesmente adorei a premissa. Fiquei de orelha mais em pé ainda por se tratar de assassinatos envolvendo crianças, eu sou a doida dois seriais killers e do suspense! E a melhor parte é ser um nacional. Fico feliz com essa oportunidade que as grandes editoras estão oferecendo a esses grandes talentos brasileiros. Já vi vários elogios sobre esse livro e o autor parece ser muito acessível! Quero muito ler!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adorei a premissa e a sua resenha. Mas você apontou um fato que me incomoda muito nos livros: a lentidão nas investigações. Sei que servem principalmente pra atiçar a curiosidade do leitor... Mas quando tem muito disso numa obra, não consigo continuar, acabo ficando cansada... É, um corpo de adulta e uma mente de criança. Preciso que as coisas aconteçam logo pra que realmente me prendam.

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre.